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Prêmio da Abrajet Pará Valoriza o Jornalismo On-line

Postado em 09 de setembro de 2019 por Michele em Evento

O segmento On-line é mais uma das categorias disponíveis para concorrer ao V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. Idealizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pa), o Prêmio foi criado com o intuito de valorizar e incentivar o turismo paraense, bem como os profissionais de Jornalismo.

A ultima edição do Prêmio, realizada em 2017, contemplou nesta categoria, o jornalista; editor; blogueiro e repórter, Gerson Nogueira, com a matéria ” Aromas, temperos e sabores a serviço do turismo do Pará”, a qual explorava a importância da gastronomia para o turismo paraense e a sua visibilidade nacional e internacional.

 

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Para Gerson Nogueira, foi uma honra participar do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pa). ” Fico feliz, pois o Prêmio abre também a possibilidade que lancemos olhares sobre o turismo, sobre as condições estruturais do nosso estado e sobre sustentabilidade”, destacou.

“A gastronomia talvez seja atualmente o tema mais associado ao Pará lá fora, nos outros estados e até mesmo fora do Brasil. O valor e a originalidade da culinária paraense estão em alta há muitos anos, desde que pioneiros como Paulo Martins, fizeram com que esse nosso produto importantíssimo ganhasse projeção. De minha parte, só tenho a agradecer aos responsáveis pelo Prêmio e ao júri que avaliou os trabalhos”, comemorou.

História do Jornalismo On-line

No espaço virtual, o jornalismo vem lançando tendências, adaptações, tecendo discussões; vem moldando-se ao ciberespaço desde sua entrada no meio, em 1990, quando se configurou o que denominamos de jornalismo digital (também chamado de webjornalismo ou jornalismo on-line), e que, segundo Pena (2008), pode ser definido como “a disponibilização de informações jornalísticas em ambiente virtual, o ciberespaço, organizados de forma hipertextual com potencial multimidiático e interativo”.

Na constituição do jornalismo na web, os profissionais da notícia tiveram de lidar com práticas até então pouco familiares, tendo de agregar novos valores e conhecimentos ao já construído em seu ofício. Era a cibercultura, com suas especificidades e características próprias, impulsionando novas práticas. Muitas tarefas do fazer habitual passaram a se sujeitar e serem mediadas pela tecnologia computacional e pelas redes. Surgiu o teletrabalho, realizado a distância pelas redes telemáticas, e formas alternativas de fazer, organizar e sistematizar as tarefas, bem como obter, divulgar e trocar informação.

Alguns conceitos e práticas jornalísticas, como estrutura organizacional das redações (mais enxutas) e a própria recepção (interativa por natureza), foram então revistos, assim como o entendimento do que seria o produtor e o consumidor de conteúdo noticioso, temática que vem sendo bastante abordada nas pesquisas de Comunicação, que ressaltam: os processos de elaboração de conteúdo e publicação sofreram transformações significativas.

Assim, percebe-se que a Internet efetivou mudanças, gradualmente, na forma de apurar, produzir, dispor e distribuir informação, bem como no modo de perceber e se relacionar com a recepção.

Sobre as inscrições:

As inscrições para o prêmio estão abertas nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br. Haverá premiação para as categorias: jornalismo impresso, online, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo. Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria profissional publicadas de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

Nesta edição também serão premiados os internautas que tiverem imagens publicadas, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter.

Na categoria Webjornalismo, se enquadram reportagens eletrônicas sobre o tema estabelecido e veiculadas em portais, sites, revistas on line e blogs brasileiros na Internet ou de outros países, no  período de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

A inscrição se dará exclusivamente mediante publicação on line no sistema de inscrições do Site Oficial do Prêmio da Abrajet Pará – www.abrajet para.com.br e/ou www.encomtur2019.com.br. Na ficha de inscrição devem constar o título da matéria e o link da página da internet, onde foi publicado, a data e o veículo da publicação.

Critérios de avaliação

– A adequação ao tema: turismo no Pará

– Design apropriado com a mensagem turística e jornalística;

-Qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição);

-Estrutura de navegação (oportunidades de links para páginas ou sites

correlatos, entre outros);

-Interatividade e narrativa;

-Recursos audiovisuais e multimídias ilustrativos da matéria;

-Criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos);

-Serviços e pesquisas de interesse do público-alvo;

O material desta categoria deve estar devidamente creditado pelo jornalista e fotógrafo  responsáveis. Caso o veículo não conceda o crédito ao referido profissional, na publicação, o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, Declaração de Autoria,formal e escrita pelo representante do veículo de comunicação, lhe creditando a autoria do trabalho.

Texto: Luana Cantanhede

Com informações do site Portal educação

Foto: Divulgação

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