Notícias

Abrajet PA busca parcerias

Postado em 07 de agosto de 2018 por Isa Arnour em Sem categoria

A diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Pará, coloca em prática uma das suas metas do plano de trabalho elaborado para a atual gestão. A busca de parcerias começou com o fortalecimento da união antiga com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Pará), que tem à frente o empresário Joacyr Rocha. Por sugestão deste reconhecido defensor do Pará e, confesso “namorado de Belém”, surgiu a iniciativa da formação da “Aliança pelo Turismo no Pará”. Como em setembro do ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) instituiu a “Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo”, cuja presidência coube ao deputado estadual Hildegardo da Silva Nunes, mas em vista de problemas de saúde do parlamentar, as atividades da Frente ficaram suspensas, daí surgiu a ideia da criação de um movimento que, agora, ganha corpo.

O objetivo desta aglutinação de forças é apoiar ações conjuntas que tenham como objetivo principal facilitar a realização de projetos oriundos de planejamentos como o Programa Pará 2030, ou mesmo decisões tomadas a partir do fórum estadual de turismo que é o Fomentur, um órgão colegiado consultivo, propositivo e mobilizador, vinculado diretamente à Secretaria de Estado de Turismo – SETUR, destinado a participar interativamente da implementação da Política Estadual de Turismo. O FOMENTUR/PA tem por finalidade auxiliar o titular do órgão executivo estadual na formulação da Política Estadual de Turismo e do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, bem como dos programas, projetos e atividades deles derivados. O Fomentur é presidido pelo secretário de Estado de Turismo e reúne representantes do trade local.

Mais recentemente, a aproximação da Abrajet Pará aconteceu com a Federação da Agricultura do Estado do Pará, Faepa, associada à Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNC) e cuja missão é representar e defender a classe produtora rural, promovendo ações para a sustentabilidade do agronegócio paraense. Para o alcance de sua missão, a Faepa desenvolve numerosas ações em parceria com os governos federal, estadual e municipal, contando, para tanto, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará – o Fundepec e da Amazônia Rural – Central de Negócios, instituições que integram o sistema Faepa. As ações da Faepa estão descentralizadas em dez núcleos regionais, que reúnem 126 sindicatos rurais espalhados por todo o território paraense, cuja área atinge 1,2 milhão de km2.

Como uma das metas da atual da diretoria da Abrajet Pará é a interiorização do Turismo (meta também da diretoria nacional da entidade) a aproximação entre as duas entidades é bastante oportuna. Na reunião com o presidente da Faepa, empresário Carlos Xavier, os dirigentes abrajeteanos apresentaram proposta que, depois de analisada, servirão de base para um trabalho de parceria que dará visibilidade a ações desenvolvidas por esta atuante federação.

Por Nilton Guedes; Abrajet Pará

Pesquisar

Outras notícias