Notícias

Caravana do Pará tem saldo positivo em participação na Abav Expo 2019

Postado em 30 de setembro de 2019 por Julie Rocha em Evento, Gerais, Turismo

 

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-56-21-1

Por Julie Rocha

Espaço para troca de conhecimentos e para fazer muito network, divulgando os produtos do destino Pará a agentes e operadores de outros estados brasileiros, além de voltar para casa com negócios fechados. Essa foi a avaliação dos empresários de turismo que participaram da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e do 52º Encontro Comercial Braztoa, nos dias 25 a 27 de setembro, no pavilhão de exposições do Expo Center Norte, em São Paulo.

Neste ano, a caravana da Associação Brasileira de Agências de Viagem, seccional Pará (ABAV-Pará), esteve representada por profissionais de todos os segmentos de turismo. A ilha do Marajó, um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam o Pará, foi representada por Simone Pereira, do Hotel Marajó, por Fernanda Cordeiro e Edgar Barbosa, da Edgar Transporte e Turismo e também por Robson Lima, da Pai D’égua Viagens e Turismo.

Divulgando o destino Marabá pela primeira vez estava a turismóloga Isis Mourão, da Isisturis Receptivo e do Conselho Municipal de Turismo daquela cidade. A cidade de Castanhal foi representada pelo empresário Francisco Oliveira, da Franciscotur Viagem e Turismo, considerada uma das maiores agências de excursão daquela região.

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-49-42

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-48-22

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-56-19

caravana

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-51-16

whatsapp-image-2019-09-30-at-13-21-20

As grandes agências sediadas em Belém também marcaram presença no evento, representadas por Carlos Gonçalves, da Turvicam; Loacy Maia e Tiana Menezes, da Vale Verde Turismo; Aline Villaça e Tatiane Valério, da Voyage Turismo, além dos representantes da Abav no Pará, o atual presidente Joacyr Rocha (Adetur Turismo) e o vice, Alex Flávio (Brazil Amazon Turismo).

Com a visão de que a Abav Expo desempenha o importante papel de agente transformador do setor, ao reunir toda a cadeia produtiva do setor e aproximar as pessoas, os empresários aproveitaram o espaço disponibilizado do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo para deixar os materiais de divulgação e apresentar seus negócios.

Experiência Pará

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-56-25

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-56-22

Foi no estande Experiência Pará que receberam agentes, operadores e outros curiosos em saber o que há de bom no Pará. “Estamos mudando o conceito de turismo de contemplação para o turista que participa, que se integra na sociedade e tenha experiências inovadoras aqui no Pará e ele tem muita oportunidade de fazer isso porque o nosso trade está cada vez mais proporcionando esse tipo de experiência diferenciada para o turista, tanto na parte da gastronomia quanto na parte da religiosidade e contato com a natureza. Então, é isso que a ente está levando para as feiras, que o turista que chegue ao Pará tenha uma experiência única e que com certeza vai marcar a vida dele”, explicou o secretário de estado de Turismo, André Dias.

Segundo ele, o espaço é um investimento do Governo do Estado para que as agências de turismo tenham uma casa na Abav para fechar negócios e interagir com o trade nacional e internacional. “A ideia é que a partir daqui a gente continue melhorando a participação nesses eventos, cada vez mais com a presença marcante e integrada do trade do Pará, já que a secretaria não faz turismo, quem faz é o empresário, por isso é importante que a gente possa desenvolver cada vez mais essa parceria para entrar com uma estrutura necessária nesse eventos, de forma que o trade acompanhe a gente para fechar negócios e cada vez trazer mais turistas para o estado do Pará”, concluiu.

Visitantes

Quem aproveitou para passar no estande e pegar informações foi o guia da cidade de São Paulo, Henrique Maia, que está com um grupo fechado de 40 turistas para visitar a Vila de Alter do Chão, em Santarém, no feriado de 15 de Novembro. “Terei o prazer de conhecer Alter do Chão. Já pequei bastante material e isso vai ajudar bastante. Sei que lá é um paraíso de água doce  e, se Seus quiser, será um grande passeio. Sei que o Pará tem bastante coisa pra conhecer e quero voltar, pois será mais um estado conquistado”, comentou o visitante.

whatsapp-image-2019-09-30-at-01-51-38

Os empresários paraenses também circularam por toda a feira, direcionados a encontrar as pessoas certas para fecharem negócios rentáveis. Por todos os cantos, era o momento certo de encontrar outros empresários e vender o destino e os passeios que o Pará.

Além disso, também foi uma boa oportunidade para adquirir novos conhecimentos no Espaço Vila do Saber, em palestras do tipo: Storytelling – como contar boas histórias pode alavancar o turismo?, 30 dicas para a sua empresa bombar no Instagram ou Inteligência Artificial no Turismo – o futuro ao alcance de todos.

A 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, com o 52º Encontro Comercial Braztoa, encerrou com a Black Friday de Viagens, que ofertava a venda de produtos e serviços turísticos nacionais e internacionais com descontos entre 5% e 50%, para o público final.

 

Confira depoimentos de quem esteve por lá:

whatsapp-image-2019-09-30-at-19-18-13

Carlos Gonçalves – Turvicam – Turismo, Viagens e Câmbio

“A Turvicam tem participado das últimas feiras e pretendemos continuar, pois estas feiras nos trazem conhecimentos, fortalecemos os nossos contatos e nos inspiram de verdade. Hoje passamos a ter acesso a outras ferramentas e tecnologia e tudo aquilo que nós precisamos para impulsionar o nosso negócio. Nestes eventos, nos aproximamos dos nossos fornecedores e conhecemos novos fornecedores. Então, é muito importante essa parceria. Eu, por exemplo, conheci alguns parceiros nossos que temos em Belém e que ainda não nos conheciam e outros que pretendo trazer para dentro do nosso negócio. Principalmente, tudo o que diz respeito à ilha do Marajó nos interessa bastante, está nos nossos planos para o futuro fortalecer essa parceria, seja com quem faz o translado, quem faz o receptivo lá, quem faz os passeios, tudo isso nos interessa muito. Então, estamos aí neste caminho para fortalecer toda essa situação. A Vila do Saber foi um dos espaços da feira que me interessou muito, participei de muitas palestras lá ministradas e acho que essa transferência de conhecimento e experiências são muito importantes para o nosso negócio. Que venham mais feiras pela frente!”

 whatsapp-image-2019-09-30-at-01-46-47

Fernanda Cordeiro – Edgar Transportes e vice-presidente da Associação de Turismo do Marajó

“A Abav foi uma grande oportunidade para o turismo do Marajó. Já é o quarto ano que estivemos lá e ela nos dá bons retornos, já que a feira é uma excelente oportunidade de abertura para fomentar turismo na nossa região. Deu pra mostrar um pouco do que é o Marajó, porque tem muita gente que não conhece, deu pra fechar negócios e mostrar tudo o que a gente tem. Fechamos também com duas agências de Belém que ficaram impressionados com o trabalho que fazemos por lá, principalmente com o turismo pedagógico, em que as escolas vivenciam a realidade da fazenda, de como é retirado o queijo da búfala, a cerâmica, entre outros. Recebemos essa semana um de uma escola bilíngue que todo ano visita o Marajó. Já fazemos esse trabalho pelo terceiro ano e estamos nos especializando nesse segmento, melhorando mais nosso atendimento e toda vez que eles voltam, sempre temos mais novidades”.

20190927_131133

Francisco Oliveira – Franciscotur Viagens e Turismo

“É a segunda vez que participo da Abav e foi muito importante porque aqui encontramos os nossos fornecedores e viemos também vender o nosso produto, ou seja, o nosso Pará tem muito a oferecer e não é muito divulgado lá fora. As propagandas que aparecem do Pará são apenas dentro do estado. Então, falta ser divulgado nos outros estados pra que a gente consiga levar o turista para o Pará. A gente expôs os nossos produtos e pegamos contatos de outras pessoas para que a gente leve o paraense também para o resto do nosso Brasil e do mundo. Trabalhamos com nacional e internacional, aéreo e rodoviário e isso é muito importante para todos nós. É o momento que nós temos para divulgar o nosso trabalho”.

20190927_183642

Simone Pereira – Hotel Marajó

“É a quarta vez que participo e cada ano tem sido muito positivo, pois a feira abre o horizonte e nos coloca em contato com pessoas maravilhosas. Todo dia é um aprendizado, um nicho de mercado novo que surge, porque cada vez mais o cliente fica mais exigente. Essa troca de experiência é muito salutar para o nosso ramo. Foquei em operadoras voltadas para o ecoturismo, especialmente em uma que ainda não tinha contato. Também atendi pessoas que trabalham com o turismo de convivência. São esses nichos de mercado que a gente quer atingir, com troca de cultura. Nada mais rico do que conhecer o Marajó e trocar experiência com eles”.

20190927_185807

Loecy Maia – Vale Verde Turismo

“Mais uma vez na Abav, verifiquei as mudanças na feira. A experiência foi boa, válida, pois sempre tem algo positivo dos contatos. Essa edição estava bem compacta, foi bem corrido, mas deu para fazer alguns negócios, conversar com pessoas que realmente decidiam. Foi super importante e válida a nossa participação, porque houve fechamento de negócios. Também deu pra acompanhar algumas palestras sobre como incrementar as vendas nas mídias sociais e como vender o destino contando histórias. Achei super legal e diferente e que podemos incrementar mais no nosso turismo em Belém, porque história é o que não falta”.

20190927_133725

Robson Lima – Receptivo Pai D’égua Viagens e Turismo

“É a segunda vez que venho para fazer a divulgação dos nossos produtos. Pra mim, esse ano foi mais promissor, fiz vários contatos que tenho certeza que vão render bons frutos. Conversei com as pequenas agências do interior de São Paulo que atualmente são as que estão vendendo mais a nossa região e estamos fazendo venda direta pra eles, sem precisar das grandes operadoras, que estão sufocando essas pequenas agências que são obrigadas a vender pra eles. Só que agora vamos reverter esse quadro e vamos revender nossos produtos direto pra eles. Acho que que o estande poderia aparecer mais e faltou algum atrativo para chamar a atenção do público, porque nós ficamos muito isolados. Mas deu pra fazer contatos para fechar novos negócios”.

20190930_110522

Isis Mourão – representante do Conselho Municipal de Turismo e da Isisturis Receptivo

“A Abav transforma. É uma experiência satisfatória e produtiva por mostrar a nossa cidade. O turismo pode ser una vertente transformadora em muitos eixos, como o social e o do trabalho empreendedor. Eu vi muito isso na Abav, não só na prospecção de negócios, mas também nesse conceito de transformação que a feira trouxe esse ano. Fiquei muito feliz e, principalmente por sentir essa relação que a gente pode ter na caravana da Abav-Pará, com uma integração de vários municípios e empreendedores e também de jornalistas que estão fazendo essa comunicação com o turismo. Acredito que essa vitrine precisa vir com muito mais força nessa gestão. Pelo tamanho do estado e pelo número de regiões turísticas, a gente precisa de uma caravana maior e de um trabalho maior”.

whatsapp-image-2019-09-30-at-13-10-10

Aline Villaça – Voyage Turismo

“Participar mais uma vez da Abav sempre é de grande valia para o nosso negócio, além de atualizar contatos, fornecedores e soluções, a gente ainda fomenta mais as negociações com os parceiros que a gente já tem. Essa negociação que a gente conseguiu atrelar tanto com os novos como os atuais parceiros foram muito proveitosas. Participamos ainda da Vila do Saber que eu achei os temas muito bons, a partir da programação muito bem organizada do folder que foi entregue. Conseguimos localizar as palestras que a gente queria e foi bem proveitoso. Participamos da palestra de gestão falando do turismo nos novos tempos, da versatilidade da internet e da concorrência, palestra sobre a Disney, fizemos um tour no Mercado Municipal de São Paulo e vimos roteiros que a gente nem imaginava que teria”.

*Julie Rocha é diretora de Comunicação da Abrajet-Pará e autora dos projetos Prazer em Viajar e Turismo Paraense

Pesquisar

Outras notícias