Notícias

Chef Nazareno Alves inaugura novo espaço gastronômico em Belém

Postado em 04 de outubro de 2019 por Julie Rocha em Evento, Gastronomia, Gerais, Turismo

Por Julie Rocha/ Fotos de Fernando Nobre

area-externa-do-novo-point-do-acai

O mais novo espaço gastronômico de Belém foi inaugurado na noite de quinta-feira (03), bem próximo a uma das mais belas praças da cidade, a Praça Batista Campos. Localizado na Rua dos Tamoios, Nº 1552, esquina da Apinajés, bairro Umarizal, o Point do Açaí Gastro Bar é o quinto empreendimento do grupo Point do Açaí, que tem a frente o sócio-proprietário Nazareno Alves.

Para quem ainda não conhece Belém, a marca Point do Açaí é uma das referências na gastronomia paraense por apresentar ao visitante um costume bem paraense, que é o de almoçar com colheradas de açaí na tigela e, de preferência bem geladinho e misturado com farinha d’água ou de tapioca. Não se trata de uma sobremesa, mas de um hábito complementar ao almoço do paraense.

carocos-de-acai

acai-batido-na-hora

A valorização do açaí não só como um alimento típico da Amazônia que nunca deve faltar na mesa dos paraenses, mas como uma expressão da cultura local, chamou a atenção dos paraenses e dos turistas que visitam a cidade e aproveitam para conhecer os quatro espaços do Point do Açaí despalhados por Belém e mais um, localizado no município de Igarapé-Açu.

acai

“O Point é um espaço que reflete nosso hábito de comer açaí com peixe frito, farinha, tapioca, camarão e outros pratos típicos do nosso jeito bem paraense, bem amazônida. Viajamos o Brasil e até outros países levando nossa marca e o açaí como um delicioso convite para que venham conhecer e saborear o Pará”, comentou Nazareno Alves.

Presença marcante

Segundo o coordenador do projeto de Economia Criativa da Universidade Federa do Pará (UFPA), Álvaro do Espírito Santo, o Point já tem uma presença relevante do cenário da gastronomia do Pará.

julie-rocha-angela-do-espirito-santo-e-alvaro-do-espirito-santo

“Acompanho o trabalho do Nazareno há alguns anos e ele tem renovado o trabalho de divulgação da gastronomia a partir do foco do açaí, incluindo a farinha de Bragança e dando foco a diversos produtos que fazem parte da culinária ancestral do Pará”, comentou ele, que também prestigiou o evento ao lado da esposa, Angela do Espírito Santo, diretora da Angela Eventos, Congressos e Feiras.

alvaro-do-espirito-santo

Álvaro do Espirito Santo –  coordenador do projeto de Economia Criativa da Universidade Federa do Pará (UFPA)

“Esse novo empreendimento tem que ser compreendido dentro de um processo de evolução histórica em que ele começou a fazer a produção do açaí como fornecedor, até chegar ao universo da gastronomia gourmet. Acho que esse momento é importante, porque é um marco de evolução da culinária original do Pará”

Entre os convidados estava  professora do Núcleo de Pesquisas Culturais e Memórias Amazônicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Dia Favacho, que revelou acompanhar a trajetória do Point desde o início da carreira de Nazareno Alves. “A gente acompanha o crescimento do grupo, há pelo menos 15 anos, e sempre que pode frequenta o Point com os nossos dois filhos, até porque eles adoram açaí com camarão e peixe”, disse a professora.

dia-favacho-jorge-panzera-nazareno-alves-e-julie-rocha

dia-favacho

 Dia Favacho – professora do Núcleo de Pesquisas Culturais e Memórias Amazônicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa)

“Eu ainda namorava o Jorge, agora meu marido. Nós íamos sempre numa unidade na Cidade Velha. O espaço ainda era bem simples, numa garagem, com dois corredores de no máximo oito mesas . Lá serviam o açaí que já era de muita qualidade e o peixe frito. Também o charque frito, mas era um cardápio bem básico”.

Também prestigiaram a inauguração do novo espaço artistas locais, como Juliana Sinimbú, Nilson Chaves, o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, além de representantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), jornalistas locais, amigos e familiares e também os fornecedores de açaí da ilha do Combu.

nilson-chaves

representantes-da-abrajet-para

tomando-acai

tomando-tacaca

turma-do-combu

degustacoes-a-toda-hora

manicoba

vatapa

img_4110

Flávio Farias, fornecedor da ilha do Combu

“O meu pai já trabalhou com o pai dele (Nazareno) e isso já vem passando de geração. São pelo menos uns 40 anos de parceria. Eu acho que esse novo espaço é muito bom pra todos nós, porque a gente tem várias áreas de plantio do açaí na ilha do Combu e do Maracujá e vamos poder aumentar o escoamento da produção. Com certeza, abrindo mais um espaço melhor pra gente também”.

 

Agende-se

img-20191001-wa0011

O Point do Açaí Batista Campos está localizado na Rua Tamoios, esquina da Apinajés, Nº 1552, no bairro de Batista Campos. O espaço, climatizado, foi estruturado como uma grande vitrine através da qual o consumidor poderá acompanhar todo o processo de preparação do açaí, escolher os petiscos e bebidas e ser servido ali mesmo, com todo o conforto e qualidade de atendimento do Grupo Point do Açaí.

O açaí servido pelo Point tem origem em áreas de várzea e de terra firme irrigada na Ilha do Combú, às proximidades de Belém, nos municípios de Abaetetuba e de Ponta de Pedras. É originário também de áreas de produção e plantio de açaí feitas pelo Grupo Point do Açaí no município de Igarapé-Açu.

 

*Julie Rocha e Fernando Nobre são da diretoria da Abrajet-Pará e dos projetos Prazer em Viajar e Turismo Paraense

 

Pesquisar

Outras notícias