Notícias

Círio 2020 acontece sob novo formato

Postado em 07 de agosto de 2020 por Christina Hayne em Deu Na Mídia, Evento, Gerais, Turismo

 

Após análise de técnicos especialistas, Círio 2020 passa das ruas para o mundo virtual e redes de comunicação.

Após análise de técnicos especialistas, Círio 2020 passa das ruas para o mundo virtual e redes de comunicação.

 

 

Suspensão das procissões e virtualização do evento

Diretoria do Círio de Nazaré confirma a suspensão das procissões pelas ruas de Belém. A versão de número 228 do maior evento religioso do Brasil, este ano foi reformatado por conta da pandemia da corona vírus e para anunciar as mudanças e por um ponto final às expectativas do Círio 2020, Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém e a diretoria do Círio de Nazaré reuniram integrantes da imprensa à noite de ontem, quinta feira, 06, na Basílica de Nazaré. Eles apresentaram a programação do evento religioso, que contará este ano com rede de comunicação e o meio virtual e imprensa em geral para aproximar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a milhões de fiéis.

Em período que anualmente estaria acontecendo, as visitações e procissões do Círio, Dom Alberto Taveira afirmou a inviabilidade das aglomerações, o cancelamento das visitas e ressaltou a virtualização do evento. “O Círio e as demais romarias materializam o nosso sentir. Este ano veremos o Círio com o coração e com certeza isso ganhará dimensões imprevisíveis”, destacou o arcebispo.

O diretor Albano Martins, coordenador do Círio de 2020, disse que este ano o Círio será de homenagens e esperança e que em meio às dificuldades conseguiu entender a missão desta diretoria. Ele falou ser o mais sensato respeitar e cuidar da vida das pessoas e manter a fé, a resiliência e a resignação para conduzir o Círio mais evangelizador de todos os tempos e trabalhar a gratidão e o amor a Nossa senhora de Nazaré. “É Círio outra vez. Outubro vai chegar com ares de renovação e esperança e vai nos trazer a presença palpável da Mãe de Deus para proteger a saúde de seu povo”, declarou o coordenador.

Saindo das ruas para os meios virtuais, a programação destacará elementos ícones do Círio, retrospectivas, documentários, missas, queima de fogos, lives on line nos canais oficiais de transmissão do Círio de Nazaré e algumas surpresas, a exemplo de sobrevoos da imagem peregrina sobre hospitais que se envolveram no tratamento de pessoas acometidas pelo coronavirus e, ainda, a ser anunciado, o elemento surpresa: o destino da corda – símbolo da fé – dentro da programação 2020.

Programação – Sexta feira, 09 de outubro, celebração da missa na Basílica Santuário; apresentação do manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e uma live musical transmitida pelo canal TV Círio no Youtube. O sábado, dia 10, será marcado por pregação e descida da imagem, missa e exibição de grandes momentos das procissões do Círio em anos anteriores. No domingo, missa às 7h30 e na sequência intensa programação televisiva em veículos de comunicação; execução do Terço Mariano e a missa de encerramento, às 11h30 na Basílica de Nazaré.

Visitação – No período do Círio, a imagem peregrina ficará em exposição para visitação no CAN, de 12h as 21h e pelas manhãs percorrerá os hospitais de portas abertas ao tratamento de pessoas infectadas com o corona vírus.

Por Christina Hayne

Abrajet Pará

 

www.abrajetpara.com.br

abrajetpara@gmail.com

 

 

 

Pesquisar

Outras notícias