Notícias

CURIOSIDADES | BRASIL COM Z e o Prêmio de Jornalismo em Turismo

Postado em 03 de agosto de 2019 por Michele em Turismo

67763760_10211474834586744_4928598181886820352_n

Para os que se surpreenderam com a nova campanha promocional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) que trocou a marca Brasil (com S) por Brazil (com Z), saiba que não é nenhuma novidade esse termo americanizado nos bastidores do turismo. Aqui mesmo, no Pará, em 1970, o Comendador Marques dos Reis (Joaquim Marques dos Reis) idealizou uma campanha chamada BRAZIL AMAZÔNIA, com cartazes impressos que ele pessoalmente afixou por dezenas de países europeus, em especial França e Portugal. Foi visto, inclusive, pelo saudoso jornalista Fernando Castro Jr, colunista de turismo do Diário do Pará, afixando esses cartazes na estação de trem de Paris.

 

O Comendador, que nasceu em Portugal e aos 14 anos de idade veio para o Brasil, foi o primeiro empresário de turismo a criar uma agência em Belém, a Lusotur, através da qual fretou um avião e fez a primeira excursão de Belém para a Europa, a começar por Lisboa. A “Viagem da Primavera” durou 45 dias e levou, em 1960, o então prefeito de Belém, jornalista Isaac Soares, e quase uma centena de outros políticos, empresários, artistas e pessoas influentes da alta sociedade do Pará para conhecer 10 países europeus.

 

Na campanha, Brazil Amazônia, o Comendador, que também foi um dos pioneiros da hotelaria, ao construir o Equatorial Hotel, divulga a Amazônia por meio da natureza marajoara, búfalos e revoada de guarás. O colunista social da Folha do Norte, onde escrevia a coluna Terras de Portugal, queria mostrar ao mundo que o Pará tinha turismo além de Belém, além do Círio de Nazaré. Graças a esse pioneirismo há 13 anos ele é homenageado pela Abrajet Pará, Setur, Banpará e parceiros com o Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis.

 

Os realizadores da homenagem que incentivam comunicadores brasileiros e de outros países a divulgar o turismo do Pará e consequentemente do Brasil (Brazil) lançam a quinta edição do Prêmio no próximo dia 7, às 19 horas, no Espaço Turístico e Cultural SESC Ver-o- Peso. Este relato colhemos na quinta-feira, dia 1º, em uma entrevista com João Marques dos Reis, filho do Comendador. A entrevista foi concedida na sede da agência  Gran Turismo, onde conhecemos parte da equipe que continua  a história do turismo do Pará, iniciada pelo Comendador: Denise Kzam – consultora de viagens, Claudia Souza – Assessora Administrativa e Helena Yokoyama – consultadora de viagens. Venha ao lançamento e conheça outras histórias sobre o turismo do Pará e descubra como participar do Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis.

Recontar essa ou contar novas histórias do turismo do Pará pode lhe render até R$ 12.000,00 (Doze Mil Reais). Jornalistas de Rádio, TV, Fotografia, Impressos, Web e até amadores da fotografia podem concorrer na categoria Midias Sociais. Se você é do trade, quem sabe será homenageado com a “Comenda Marques dos Reis.

Por Benigna Soares

Da diretoria da Abrajet-Pará

 

Pesquisar

Outras notícias