Notícias

DICA DE TURISMO: Capitão Poço tem como principal atrativo igarapés refrescantes

Postado em 25 de junho de 2019 por Christina Hayne em Nordeste Paraense, Regiões Paraenses

Por: Ronaldo Quadros – Especial para a ABRAJET PARÁ 

cachoeira

O município de Capitão Poço, no nordeste paraense, é uma boa opção de lazer nas férias escolares. Localizado na PA 124, logo depois de Ourém, é cercado por igarapés. O mais conhecido é o do complexo Hotel Fazenda Cachoeira (www.hotelfazendacachoeira-pa.com.br), mas existem também o Pensamento, Geladeira e Riacho Doce, entre os mais procurados. Os três possuem perfis no Facebook.

img-20190625-wa0025-1Balneário Pensamento – Passando o Hotel Fazenda Cachoeira, se pega um ramal para o balneário pensamento, que fica a três quilômetros na PA 124.  Localizado na comunidade de mesmo nome, o igarapé é cercado de árvores frondosas que é preciso ficar de cabeça bem erguida para poder enxergar a copa das mesmas.

Todo cercado por pneus de caminhão cheios com areia (uso da reciclagem), o igarapé, conhecido pelos moradores por palhoça, tem água com tonalidade escura e bem fria: um convite para um mergulho. Possui bar e restaurante que serve cerveja bem gelada e peixe frito, entre outras iguarias.

Os moradores da comunidade vivem basicamente da agricultura. Há plantações de laranjas (a cidade é conhecida como a terra da laranja) e pimenta do reino por todo lugar.

O visitante pode acompanhar cenas pitorescas como mulheres com grandes bacias na cabeça, indo e vindo de um igarapé destinado somente para as mulheres, onde lavam roupas e louças. Existe também um igarapé destinado somente aos homens da comunidade.

img-20190625-wa0023-1Balneário Geladeira – Na mesma PA 124, logo depois do Pensamento, tem uma placa indicando o balneário Geladeira, a cerca de 3km, em outro ramal (ambos em bom estado de conservação).

O local é bem arborizado com águas cristalinas, devido ao seixo que foi colocado no fundo do igarapé. Possui uma boa infraestrutura com venda de bebidas e comidas a preços acessíveis.

Lá é possível conhecer todos os tamanhos de laranjas. Tem a gigante latanja (mistura de laranja e tangerina), uma espécie bem pequena e a normal.

Se o visitante quiser se hospedar para passar o final de semana, o local possui acomodações para até 40 pessoas, com preço a acertar com o proprietário.

Riacho Doce – O Parque Clube Riacho Doce fica na própria PA 124 e possui uma maior estrutura para receber os visitantes. De propriedade do mesmo dono do Hotel Fazenda Cacheira, o local possui várias piscinas que são abastecidas com as águas de um igarapé que corta o parque. Possui um grande estacionamento, bar, restaurante, área de lazer e wi fi livre. Nos três locais a entrada é de graça, com a recomendação de não entrar com bebidas.

Pesquisar

Outras notícias