Notícias

Festival Gastronômico resgata sabores e memórias das fazendas marajoaras

Postado em 27 de outubro de 2019 por Michele em Gastronomia, Marajó, Turismo

O primeiro dia do III Festival Gastronômico Sabores do Marajó foi também um momento de resgatar o passado, trazendo à tona as memórias da infância e das vivências com a família nas fazendas marajoaras, como revelou dona Suely Dias.

“Esse festival relembrou toda a nossa infância Quando tinha 12 anos já sabia fazer frito de vaqueiro. Minha mãe era empregada de fazenda e, como meu pai passava duas semanas fora de casa apartando gado nas outras fazendas, a minha mãe e as outras senhoras preparavam o frito de vaqueiro”, contou dona Suely Dias, que levou o prato ao para os visitantes degustarem.

O festival está na programação do III Festival do Cavalo Marajoara, organizado pela Prefeitura de Soure, que abriu manhã de sábado (26) e segue até hoje com a chegada dos competidores das fazendas.

Dona Suely lembra do preparo do frito do vaqueiro feito nas antigas fazendas, cuja carne era temperada com sal, pimenta cominho e alho e ficava apurando no fogão a lenha até ficar no ponto.

“Quando a carne estava boa colocava numa lata e ia embora apartar o gado. A gente passava três semanas comendo frito de vaqueiro porque ele dura muito e quanto mais ficar na panela, mais vai apurando e ficando gostoso”, indicou a chef do restaurante do Retiro São Jorge.

A pequena empresária do turismo de Soure disse sentir-se feliz por ver um prato da infância sendo reconhecido e valorizado. “Eu não vendia o ‘frito do vaqueiro’ no meu restaurante porque não tinha ideia da importância dela. Achava que as pessoas não iam gostar, mas o Sebrae foi lá em casa e resgatou um prato tradicional que era dos vaqueiros e continua sendo. Já vendi uma panela e ainda tenho mais pra amanhã”.

Receitas – São mais de 20 receitas nesta edição do festival, preparadas com ingredientes que valorizam a produção dos sabores marajoaras. A ação é uma das ações do Programa Investe Turismo, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e Ministério do Turismo. Soure é um dos cinco municípios paraenses contemplados com ações do programa.

“A expectativa é que sejam gerados R$ 40 mil em negócios, com a venda de 1.500 pratos nos dois dias”, explica o analista do Sebrae, Roger Maia.

 

Confira os restaurantes:

1 – Restaurante Solar do Bola (Bola )- Filé Cremoso a Moda de Soure.
2 – Restaurante Ilha Bela (Bianca) – Medalhão de Baby Búfalo ao Creme de Cupuaçu e Mini Medalhão de Dourada com Creme de Queijo do Marajó.
3 – Restaurante Maresia (Sandra) – Lasanha de Caranguejo à Pesqueiro e Sopa Cremosa de Turu Maresia.
4 – Chefe Patrícia – Suflê de Pescada da Vila.
5 – Bibos Pastelaria (Luiza) – Pasteis praianos – camarão, chouriço, filé com Queijo do Marajó.
6 – Tapiocaria Sabores do Marajó (Jorge) – Tapioca de Tacacá Marajoara.
7 – Restaurante Moura Marajó (Tainá) – Risotto Moura Marajó;
8- Café 100% Marajoara (Rosa) – Carne Assada recheada Chouriço e Queijo do Marajó e Arraia ao Crispy de Coco ou Galinha Cabidela feita com Açaí.
9 – Hotel Marajó (Carmem) – Abóbora Recheada.
10 – Retiro São Jorge (Sueli) – Frito do Vaqueiro com Bruschetta de Doce de Leite.
11- Fazenda Mironga  (Aracelia)  – Rocambole Marajoara e Chop de Coco com Leite de Búfala e Farinha de Tapioca.
12 – Restaurante Carimbó Café – (Rosilene) – Dourada à carimbo.
13- Restaurante da Cristina (Cristina) – Pudim Marajoara e Bolo Quente de Búfala.
14 –  Restô Remedio (Remédio) – Caldinho Marajoaras – caldo de caranguejo é de camarão com Queijo do Marajó.
15 – Sabor Caseiro Marajoara (Fabiana) – Caldo Aditivado  – caldo de turu com tucupi, jambu e queijo do Marajó.
16 –Sorvetes Marajoaras (Celilda). Sabores com base no Queijo do Marajó : Ice baby búfalo, Marajó pai d’égua, entre outros.
17– Queijaria Mironga
18– Queijaria Peua
19 – Queijaria São Vitor
20 – Queijaria Prudêncio.

 

Serviço: O segundo dia do II Festival Gastronômico Sabores do Marajó ocorre hoje, das 10h às 22h, no Campo de Fomento do município de Soure, no Marajó, na programação do III Festival do Cavalo Marajoara, organizado pela Prefeitura de Soure.

Pesquisar

Outras notícias