Notícias

Fotografia ganha destaque no prêmio da Abrajet Pará

Postado em 19 de agosto de 2019 por Michele em Gerais, Turismo

Hoje, 19, se comemora o Dia Mundial da Fotografia, arte que mudou à nossa maneira de ver o mundo. Essa arte que remonta ao século 18, está presente no nosso dia a dia com as selfs feitas por smartfones cada vez mais acessíveis.

 

Para premiar esse tipo de arte, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (AbrajetPa) criou duas categorias no V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”: fotojornalismo e mídias sociais.

 

As inscrições para o prêmio estão abertas nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br. Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria profissional publicadas de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

1o-lugar-categoria-fotojornalismo-universitario-2017-chegadas-e-partidas-felipe-nobre

1°-lugar-categoria-fotojornalismo-universitario-2017-chegadas-e-partidas-Felipe Nobre

 

Internautas que tiverem imagens publicadas, entre 10 de julho a 31 de outubro de 2019, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter, serão premiados com pacotes turísticos para o Arquipélago do Marajó”.

1º - Categoria MeuBemPara-Cláudio Ferreira - Cavalhada-MeuBemPará

1º – Categoria MeuBemPara-Cláudio Ferreira – Cavalhada-MeuBemPará

 

O fotógrafo paraense Celso Lobo foi o vencedor do prêmio em 2017 (vale lembrar que ano passado não teve edição do prêmio” Comendador Marques dos Reis”), com uma imagem sobre o Círio de Caraparu, que ocorre na Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará.

 

A fotografia ganhou o 1º Lugar no IV Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis, realizado pela Abrajet Pará, sendo premiada ainda no Brasília PhotoShow (Medalha de Prata) e participou do Cultural Week Brazil-Norway 2017 – Embassy of Brazil in Oslo.

1o-lugar-categoria-fotojornalismo-2017-celso-lobo-fotografo-leva-imagens-da-amazonia-para-a-europa

1º lugar – Categoria Fotojornalismo 2017 -Celso Lobo – Fotógrafo leva imagens da Amazônia para a Europa

 

Origem do Dia Mundial da Fotografia

 

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.

 

Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.

 

Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.

 

Texto: Ronaldo Quadros

 

Pesquisar

Outras notícias