Notícias

Frente Parlamentar do Turismo no Pará realiza reunião de trabalho

Postado em 29 de novembro de 2017 por Isa Arnour em Sem categoria

As entidades do turismo, que compõem a Frente Parlamentar do Turismo no Pará, participaram da primeira reunião de trabalho, ocorrida no último 28 de novembro, na Sala VIP da Assembleia Legislativa, em Belém. Na ocasião, o presidente da Frente Parlamentar, Deputado Estadual Hildegardo Nunes, apresentou as propostas das ações que irão nortear os trabalhos a serem desenvolvidos pelos envolvidos.

A periodicidade dos trabalhos da Frente se dará bimestralmente, sendo a próxima reunião definida para janeiro do próximo ano. Outro ponto apresentado foi sobre as sugestões de temas a serem debatidos pela Frente Parlamentar. “Vamos construir uma pauta com os assuntos mais interessantes para que possamos nos debruçar. A Frente Parlamentar não irá se sobrepor a nenhuma outra instituição ou fórum. Nós vamos somar esforços para que a gente possa fazer com que o turismo se transforme verdadeiramente em um elemento de desenvolvimento no Pará”, destacou Hildegardo Nunes.

A criação da Frente Parlamentar surge com o intuito de defender a criação de uma Lei Geral do Turismo, a fim de nortear as ações voltadas para o setor. Hildegardo defendeu que “dentro desta lei deve ter as competências e direcionamentos que devemos dar de apoio ao turismo. O Pará, com a potencialidade que tem, e a diversidade, não pode deixar de ter um programa de turismo sem ter uma lei voltada para este segmento”.

Na reunião, a jornalista Isa Arnour, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/PA), citou a cidade de Gramado, como exemplo de inclusão do turismo na grade curricular das escolas públicas. “Podemos ter uma lei para que o poder público proporcione aos estudantes de escolas públicas acesso gratuito aos pontos turísticos da sua cidade, para que com isso tenhamos cidadãos conhecedores e defensores do turismo”, disse.

O representante do Conselho Nacional do Turismo, Álvaro Espírito Santo, defendeu a importância de criação da Lei Geral para o Turismo pelo parlamento do Pará e ainda a criação de legislação para fomento à gastronomia, como já ocorre no Estado de Minas Gerais.

Destaca-se também o convite a outras entidades para que façam parte da Frente Parlamentar. Esse convite será feito às entidades na próxima reunião do Fórum Estadual do Turismo (Fomentur), na sexta-feira, 1º de dezembro, onde estará presente o Deputado Estadual Hildegardo Nunes, a quem caberá formalizar a relevante solicitação.

As entidades que marcaram presença nessa primeira reunião foram: Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/PA), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/PA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Confederação Nacional do Turismo, Sindicatos de Guias de Turismo do Pará (Singtur), Secretaria Estadual de Turismo (Setur/PA).

 

Redação Abrajet/Pará