Notícias

Gastronomia paraense foi destaque em Lisboa

Postado em 07 de junho de 2019 por Christina Hayne em Gastronomia

 

rtemagicc_moqueca-jpg

Sabores paraenses estiveram no centro das atenções portuguesas durante 1ª Mostra Gastronômica do Pará-Amazônia, no Le Café Restaurante do Hotel D. Pedro, em Lisboa, Portugal. O evento reuniu delícias consideradas exóticas e com sabor de ancestralidade ao oferecer experimentação de pratos preparados pelo chef paraense Leandro Nunes, proprietário do restaurante Jambu, em Brasília, em harmonia com pratos do chef português Gil Martins, do hotel que sediou o evento.

Entre os pratos produzidos, destaque para pato no tucupi, macaxeira com manteiga de garrafa, caldeirada de filhote, filé ao molho de açaí, sopa de aviú (mini camarão), tacacá (tucupi, jambu, camarão seco) e atenção especial para sobremesa como a mousse de açaí com tapioca flocada e creme de cupuaçu com molho de tucupi e chocolate branco, pavê de bacuri e dadinho de tapioca com queijo de ovelha.

Atualmente, a culinária paraense é considerada “a melhor do Brasil” e tem reconhecimento em ascensão no mundo internacional da gastronomia e vem inspirando chefes de cozinha ao redor do mundo. Segundo a organização, “a influência  indígena amazônica mexe com as sensações e aguça o paladar de qualquer um que experimenta a culinária paraense seus aromas e sabores”.

O evento realizado no fim do mês de maio (23 a 25) contou com a presença do secretário de Turismo do Estado do Pará (Setur), André Dias, que mostrou empenho em divulgar o destino Pará e os diversos tipos de turismo com destaque para o talento gastronômico e o turismo religioso, junto as principais operadoras de turismo presentes a 1ª Mostra Gastronômica.

Para o secretário de Turismo, “o momento foi bastante produtivo”, afirmou. André Dias explicou que o evento foi uma das oportunidades criadas, por meio de agenda bilateral, em Portugal, confirmada como um dos importantes desdobramentos da Bolsa de Turismo de Lisboa Travel Market, (BTL), realizada em março de 2019 e cujo evento o governo do Pará esteve presente por meio da Secretaria de Turismo”, declarou Dias.

Em cerimônia de abertura reuniu mais de 150 convidados entre autoridades, celebridades e imprensa – cerca de 20 veículos de comunicação. Na ocasião, André Dias apresentou um vídeo mostrando o potencial turístico de regiões do Pará e o embaixador do Brasil em Portugal destacou a integração que tende a crescer, cada vez mais, na rota internacional e que tem como referência favorável a influência luso-brasileira entre Pará e destinos portugueses variados.

A 1ª Mostra Gastronômica do Pará-Amazônia em Lisboa contou com o apoio da TAP Air Portugal, Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Mangiare Gastronomia de Luxo e do hotel Dom Pedro Lisboa

Por: Christina Hayne (DRT 1759/PA)
Fotos: Agência Pará

 

Pesquisar

Outras notícias