Notícias

Jornalistas europeus se encantam com os Atrativos Turísticos de Alter do Chão

Postado em 27 de junho de 2019 por Redação em Baixo Amazonas, Regiões Paraenses, Turismo

Nesta quinta-feira (27), ocorreu o último dia de gravação na região do Tapajós do Programa Giro da TV Record Internacional, da cidade de Lisboa em Portugal, quando os jornalistas, apresentadora Mafalda Magrini e o repórter cinematográfico Virgílio Parma conheceram os Atrativos Turísticos da Vila Balneária de Alter do Chão, por meio do Press Trip promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Semtur) em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

A visita iniciou no ponto de embarque e desembarque de visitantes e turistas na Orla de Alter do Chão, onde a Associação Turística Fluvial de Alter (ATUFA) dispõe de diversas embarcações de pequeno porte para a visitação em vários pontos turísticos. Da Orla de Alter, os jornalistas seguiram em duas lanchas para conhecer a biodiversidade do Lago Verde e os Igarapés que com seus “Olhos D’Água” e na cheia do Rio Tapajós formam ruas de águas cristalinas em meio a floresta inundada. Os jornalistas visitaram os igarapés do Macaco, do Cuicuera e um dos pontos turísticos muito visitado durante o período de cheia, a Floresta Encantada.

Equipe na Serra da Piraoca

Equipe na Serra da Piraoca

Depois do passeio nos igarapés, a equipe seguiu para a Ilha do Amor, que por conta da cheia, também fica submersa, mas que mesmo com a inundação tem áreas de areias brancas que são um convite para um mergulho no Lago Verde e no Rio Tapajós. Ao chegarem na Ilha, a equipe iniciou uma caminhada na Trilha que dá acesso a “Serra Piraoca”, com seus 110 metros de altitude, que para os amantes do turismo de aventura é um importante atrativo para a prática desta modalidade, pois a caminhada dura em média 45 minutos.

Secretário de Turismo Diego Pinho na trilha da Serra Piraoca

Secretário de Turismo Diego Pinho na trilha da Serra Piraoca

Após o retorno da trilha, a equipe se refrescou com um banho no Rio Tapajós e encerraram a visita com um almoço oferecido pelo restaurante do Belo Alter Hotel, onde o secretário de Turismo, Diego Pinho, agradeceu a todos da equipe pelo engajamento durante os três dias em apoio a equipe de jornalistas portugueses. “Gostaria de agradecer a nossa incansável equipe que não mede esforços para o grande objetivo, de em todas as oportunidade que temos, de promovermos o nosso Destino Santarém, se engajar com excelência para dar mais um resultado positivo, agora na promoção de Santarém, na Europa, com a vinda da equipe do programa Giro da TV Record de Portugal, ao qual somos muito gratos a equipe de jornalistas e ao Governo do Estado do Pará pela parceria, por meio da Setur”, enalteceu.

Passeio na Floresta Encantada

Passeio na Floresta Encantada

O repórter cinematográfico Virgilio Parma falou de sua experiência com os registros do Turismo da região. “Para mim foi uma experiência fantástica como repórter cinematográfico. Não tive dificuldade para fazer os registros aqui, pois tudo é belíssimo, é um espetáculo ao vivo. Os mercados, as comidas típicas são únicas e gosto muito disso, porque você realmente vê as qualidades da região. Essa questão da região de Belterra, não conhecia a realidade de uma cidade americana, a história do Henry Ford vir para cá e criar uma cidade para a extração da borracha, isso é inesquecível, uma história digna de um documentário. Na Floresta do Tapajós, deve-se preservar, também é única, e que infelizmente nos dias de hoje, a degradação do meio ambiente, que aqui sim é muito natural, e tem que ser preservado”, ressaltou.

Equipe na Orla de Alter do Chão

Equipe na Orla de Alter do Chão

“Mais uma vez o Governo do Estado do Pará, com a Setur em parceria com a Secretaria de Turismo de Santarém trabalham juntos, na divulgação e na promoção do Turismo do Pará a nível nacional e internacional e agora trouxemos essa equipe de jornalistas da TV Record de Portugal, são superlativos os adjetivos para descrever Santarém, porque é um lugar fantástico de uma beleza exuberante, de uma cultura muito rica e de uma história muito singular e de um povo muito feliz. Em todos os lugares fomos bem recebido e acolhidos com um sorriso no rosto e isso faz muita diferença, quando você visita um lugar. Saio daqui fascinado espero voltar outras vezes. Tudo o que ouvimos sobre Santarém, a comparação como o Caribe Amazônico, que o próprio The Guardian em 2009, classificou Alter Do Chão, como uma das praias mais bonitas do mundo, realmente toda a vista é exuberante”, foi o que comentou o técnico da Setur, Augusto Gurgel, ao falar sobre a visita técnica e o Press Trip da região do Tapajós.

up_ag_4109_gravaoo_na_floresta_encantada

Para a jornalista/apresentadora Mafalda Magrini tudo foi um grande encanto, desde os comentários sobre Santarém, nas cidades paraenses por onde passou, até conhecer de fato o Turismo da cidade. “Gostei muito da experiência. Eu já tinha ouvido falar muito bem de Santarém, em outros municípios onde estive aqui no Pará, por isso estava com grandes expectativas e todas as minhas expectativas foram superadas. As belezas de todos os lugares que visitamos é sem dúvida um encanto. Já viajei muito pelo mundo e aqui é muito peculiar e ao mesmo tempo em alguns momentos me remeteu a algumas regiões de Portugal, eu gostei muito, é uma cidade bem organizada, me pareceu uma cidade tranquila, segura e muito bonita. Em todas as cidades que visitamos fazemos questão de ir aos mercados, pois lá conhecemos um pouco da personalidade de cada povo, e aqui fiquei surpresa, com a diversidade das diversas frutas como nunca tinha visto, e isso tudo é diferente para uma pessoa da Europa. Gostei de ver os peixes e me fascinou ver o Boto de pertinho, imensos Botos”.

Magrini falou ainda, que ficou surpresa em conhecer Belterra e que não tinha a menor ideia de existir uma cidade assim na Amazônia, com características das moradias americanas, e que um grande empresário americano teria construído um grande projeto no Ciclo da Borracha e pela conservação dos prédios das Vilas que estão bem preservadas, e se encantou com o modo de vida das comunidades tradicionais da Flona do Tapajós e de sua maneira de organização para o desenvolvimento do Turismo na região.

A equipe voltou a capital do Estado nesta tarde de quinta-feira (27), para finalizar as visitas do Press Trip no Pará, e de acordo com o técnico da Setur, a próxima visita de jornalistas na região será em setembro, por conta do Çairé 2019.

Jornalistas no Aeroporto de Santarém na volta para Belém

Jornalistas no Aeroporto de Santarém na volta para Belém

 

Fonte: Tadeu Pinho Agência Santarém

Pesquisar

Outras notícias