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Prêmio da AbrajetPa valoriza o Radiojornalismo

Postado em 26 de agosto de 2019 por Michele em Evento

O Radiojornalismo é uma das categorias do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” criado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (AbrajetPa), que tem o objetivo de valorizar o profissional jornalista paralelamente a valorização do turismo paraense.

 

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O jornalista Luís Fernando Machado, da Rádio Cultura no Pará foi o vencedor em 2017, na categoria Radiojornalismo com uma série de reportagens sobre o Festival das Tribos de Juruti.

Segundo ele, o prêmio veio em um momento importante da sua carreira  quando estava completando sete anos de radiojornalismo pela Rádio Cultura do Pará. “É sempre gratificante estar em uma emissora pública e conquistar um prêmio como esse é valorizar a nossa cultura, a tradição do que o Pará tem de melhor”, acredita.

História do Radiojornalismo

O Radiojornalismo é o segmento do jornalismo que surgiu depois do impresso, que rapidamente se transformou em um poderoso veículo de comunicação de massa. Durante a Primeira Guerra mundial, no século XX, foram feitas várias experiências de transmissão à distância e sem fio. Com o final da Guerra, os Estados Unidos inauguraram o primeiro serviço regular de radiodifusão, em 1920.

No Brasil, o início da radiodifusão comercial foi em 1919, com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco. Mas só em 1923 o governo autorizou a veiculação de publicidade comercial. A primeira emissora de rádio regular a ser instalada foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada em 1923.

No Pará, o rádio surgiu cinco anos após a criação da primeira rádio brasileira, com a Criação da Rádio Cube, em 1928. A Rádio Clube foi a primeira rádio criada no Norte no país.

Entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1970, a televisão se firmou no mercado e o rádio deixou a sala de visitas dos lares, buscando assim, outro perfil de público, outro cenário. Migrou para as cozinhas, mesas de cabeceira, carros, e até nos galhos de plantações.

Hoje, o rádio é um grande veículo de comunicação já consolidado, que pode ser acessado a qualquer momento, em qualquer lugar, enquanto se faz outras coisas: enquanto se cozinha, enquanto estiver ao volante. O Rádio tornou-se no lazer de ouvir sem esforço.

Assim, o prêmio de Jornalismo em turismo tem o objetivo além da valorização do turismo paraense também de cada categoria jornalística.

 

Sobre as inscrições:

As inscrições para o prêmio estão abertas nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br. Haverá premiação para as categorias: jornalismo impresso, online, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo. Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria profissional publicadas de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

Nesta edição também serão premiados os internautas que tiverem imagens publicadas, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter.

Na categoria Radiojornalismo, se enquadram: programas, entrevistas, reportagens e documentários veiculados em revistas e jornais brasileiros ou de outros países, no período de 01 de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

A inscrição se dará exclusivamente mediante publicação on line. No material deve constar a identificação do autor, do veículo de comunicação e a data em que a matéria foi publicada.

Critérios de avaliação na categoria

– A adequação ao tema: turismo no Pará

– Qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição);

– Qualidade do áudio;

– Qualidade da locução;

– Qualidade da trilha sonora se houver;

– Criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos);

– Serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.

No material deve constar a identificação do autor, da emissora, a data em que a matéria foi ao ar e a sua duração em minutos. Caso o veículo não conceda o crédito ao referido profissional, na publicação, o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, Declaração de Autoria, formal e escrita pelo representante do veículo de comunicação, lhe creditando a autoria do trabalho.

 

Texto: Michele Lobo

Foto: Divulgação

Com informações dos sites Observatória da Imprensa, Revista Eco Pós e Rádio Clube.

 

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