Prêmio de Jornalismo Comendador Marques dos Reis

Objetivo

O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, um produto da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pará), tem como objetivo o reconhecimento qualitativo dos melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados no âmbito local, regional, nacional e internacional sobre o destino Pará, contribuindo, desta forma, com o fortalecimento do profissional de comunicação e com a divulgação do turismo paraense. Os jornalistas especializados em turismo, têm a missão de fazer circular a informação de um lado para outro e esse fluxo contribui com a visibilidade e atração do turismo.

Traduzir as belezas, encantos e peculiaridades do Pará por meio dos olhares e percepções dos profissionais da imprensa local, da Amazônia e demais estados brasileiros é a tônica maior do V Prêmio de Jornalismo de Turismo, Comendador Marques dos Reis.

Sobre o Prêmio de Jornalismo Comendador Marques dos Reis

A primeira edição do Prêmio ocorreu em 2006, quando foi instituído pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará), em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e apoio da Abrajet Nacional, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e da TAP Linhas Aéreas de Portugal. Nessa edição, a iniciativa, pioneira no Brasil, contou com a participação de cerca de 200 profissionais de comunicação do Brasil e exterior.

A segunda edição, no final de 2012 e início de 2013, manteve os parceiros unidos na missão de fortalecer o turismo como atividade econômica e foi inspirado no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, que deu as diretrizes do regulamento e premiação focando o desenvolvimento sustentável na Amazônia paraense.

A terceira edição, concluída em setembro de 2016, na Semana Mundial do Turismo, foi realizada novamente pela Abrajet Pará em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Comunicação (Secom) e apoio da Abrajet Nacional, Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), OS Pará 2000 (Estação das Docas e Hangar Centro de Convenções e FIeiras da Amazônia) e Igama (Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia – Igama), Simineral, Agência Brasileira de Agências de Viagem- ABAV e outras parcerias que se mantiveram na quarta edição.

A quarta edição, encerrada em 15 de novembro de 2017, em meio ao Encontro de Comunicação do Pará (Publicom) realizado na Estação das Docas, recebeu mais de 400 inscrições e ganhou destaque mediante a qualidade dos trabalhos vencedores. Na ocasião o Prêmio em questão realizado pela Abrajet Pará teve o apoio  do Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).

Relevante destacar que, desde a primeira edição, o patrocinador do Prêmio “Comendador Marques dos Reis” sempre foi o BANPARÁ, cumprindo sua missão de “Gerar valor para o Estado do Pará, como um banco autossustentável que atua para o desenvolvimento econômico e social” e visão de “Ser reconhecido como o banco regional que gera os melhores resultados econômicos e sociais”.

Esta quinta edição é um novo desafio para a Abrajet e seus parceiros, dado o momento vivenciado pela economia brasileira, em que o turismo enfrenta obstáculos para se consolidar como uma referência para a boa imagem do País, por consequência do Pará como destino turístico prioritário na Amazônia. Desafio ainda maior com o advento das novas mídias que levaram o país a um estado permanente de democracia digital, em que fazer comunicação especializada e com responsabilidade tornou-se um privilégio de poucos.

Ainda assim, seus realizadores entendem ser a premiação um novo estímulo para que o jornalista especializado cumpra sua missão de, através da comunicação, assegurar o desenvolvimento social e econômico do Brasil através dessa atividade econômica representada por mais de 50 segmentos e acima de tudo a qualidade e credibilidade da informação por meio de uma linguagem direcionada ao segmento turístico.

Homenageado

O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” presta homenagem a Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes para o turismo no Estado do Pará, pioneiro do turismo no Pará e também do jornalismo especializado. Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim.

Aos 14 anos, Joaquim, já em Lisboa, embarcou no navio Anselmo para atravessar os mares em busca de um novo mundo. A chegada em Belém do Pará aconteceu em 26 de novembro de 1936.  Em meados de 1948, ingressou no jornalismo, na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo. Por volta de 1954, Marques dos Reis passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte.  Foi o idealizador da Viagem da Primavera, que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, em 1960, fato que culminaria com o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia, lhe condecorando com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Após algumas viagens idênticas, recebeu uma notificação da IATA (órgão internacional que regulamenta o funcionamento das companhias aéreas), de que viagens desse porte deveriam ser feitas por uma agência de viagens.  Assim, em 22 de agosto de 1962, nasceu a Lusotur, fazendo do Comendador um empresário do setor turístico. Marques dos Reis fundou ainda em 1973, o Equatorial Palace Hotel, moderno e confortável empreendimento embelezou a Presidente Vargas, uma das mais ilustres avenidas de Belém, cenário de muitos eventos sociais.  O Comendador faleceu em 28 de novembro de 2001, mas sem antes deixar seu legado na história do turismo do Brasil e de Portugal.