Notícias

Santarém sediará o Seminário de Turismo do Polo Tapajós

Postado em 25 de outubro de 2017 por Isa Arnour em Sem categoria

 

Com o tema “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo no Polo Tapajós”, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizam nos dia 26 e 27 de outubro o Seminário de Turismo do Polo Tapajós.

O evento é voltado para acadêmicos, pesquisadores, técnicos e os agentes locais envolvidos com o turismo, e visa fazer um amplo debate sobre os desafios e as oportunidades para a busca do desenvolvimento sustentável, do turismo na região. O seminário envolverá também a cadeia produtiva do turismo da Região Turística Tapajós.

De acordo com a turismóloga da Semtur, Elcivânia Barreto, coordenadora do seminário, um dos pontos principais do evento será a troca de experiência entre os participantes. “Os conhecimentos sobre a diversidade cultural e natural produzidos tanto por instituições de ensino públicas e privadas, quanto saberes e o modo de fazer local, serão compartilhados durante o evento. Esta é uma forma de integrar e valorizar o conhecimento científico e o tradicional no processo de desenvolvimento turístico, fundamental para a consolidação do Tapajós como um dos principais polos turísticos do Pará”.

O Secretario de Turismo, Pablo Barrudada, que também é representante do Polo Tapajós, ressalta que a participação dos municípios é muito importante para a construção de políticas regionais que fomentem o turismo na região. “O Tapajós é uma das seis regiões turística do Pará, o qual congrega 19 municípios, e com um evento como o Seminário de Turismo teremos a oportunidade como Polo de traçarmos metas para o desenvolvimento de políticas para o turismo da região” explicou.

O presidente da Aces, Roberto Branco, acredita que o seminário será uma grande oportunidade para que a sociedade em geral debata sobre os meios de verticalizar a economia da região. “A nossa entidade acredita que a vocação natural para o turismo é uma alternativa viável para verticalizar a economia, por isso nos últimos anos temos dado total atenção, apoio e realizado ações neste setor. O seminário é a oportunidade para reunir o empresariado e sociedade para discutir o atual cenário e nortear as ações futuras”, destacou.

O Seminário de Turismo, que volta a sere realizado após 7 anos, será um evento para retomar as discussões sobre o turismo, não apenas em Santarém, mas nos municípios que compõem o Polo Tapajós. O marco inicial para as discussões sobre turismo foram nos anos 2000, sob a responsabilidade das instituições de ensino privadas e poderes públicos estadual e municipal, que objetivavam levar informações, bem como instigar a produção de conhecimentos no meio acadêmico, estimular a qualificação de profissionais e sensibilizar empresariado local da importância do turismo para a economia, bem como para o desenvolvimento sócio-espacial da região turística do Tapajós.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e os parceiros envolvidos, acredita na importância da realização do evento para se restabelecer as discussões, diagnosticar e apresentar o avanço do turismo na região, bem como identificar os conhecimentos produzidos no meio acadêmico e as experiências que têm contribuído e que podem contribuir para a formatação de roteiros turísticos regionais, assim como para o fortalecimento do Polo Tapajós enquanto região turística no cenário regional e nacional. As inscrições do Seminário poderão ser feitas através deste link, onde também contém a seguinte programação:

Programação
Dia 26 (Quinta-Feira) – Tarde e Noite
13h – Início do Credenciamento
15h30 às 17h – Oficina 1: Turismo Criativo Instrutor: Representante do Sebrae
17h às 18h – Oficina 2: Oficina de Mídias Sociais para turismo e serviços
Instrutor: Daniel Nuredo
19h às19h30 – Abertura Oficial
19h30 às 20h30: Conferência de Abertura – Turismo como indutor de Desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Profª. Msc. Erbena Costa (Doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará)
20h30- Encerramento

Dia 27 (Sexta-Feira)
18h30 às19h – As Linhas de Crédito para investimento no setor de Turismo na Amazônia.
Palestrante: Miguel Simões
19h às 19h30 – Casos de Sucesso.
Juana Galvão – Espaço Gastronômico Alter do Chão
19h30 às 20h30 – Mesa Redonda “Turismo com um novo olhar empreendedor”.
Subtema 1 – O novo agente de viagens e o mercado: reposicionamento ou morte.
Palestrante: Guilherme Giusti (Espacial Turismo)
Subtema 2 – A Gastronomia e o Destino
Palestrante 2: Alexandre Pernet (Soul Kitchen)
20h30 às 22h: Painel de Debates – A importância da relação do Setor Público e Privado para o Fortalecimento do Turismo
Expositor 1: Secretário de Turismo de Santarém – Pablo Barrudada
Expositor 2: Representante da Associação Comercial e Empresarial de Santarém.
Expositor 3: Saulo Jennings – Chef de Cozinha e Proprietário do Restaurante “Casa do Saulo”.
22h00 – Encerramento.

Tadeu Pinho
ascomsemturpms@gmail.com / tadeu_pinho@hotmail.com
Da Redação – Agência Santarém