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Turvicam quer reunir grande número de jovens para JMJ Lisboa 2022

Postado em 21 de dezembro de 2019 por Michele em Evento, Gerais
Almoço marcou o primeiro encontro da agência oficial da JMJ em 2022, em Belém, com representantes da Arquidiocese de Belém e dos movimentos da juventude católica
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Solidariedade. Foi o principal motivo que reuniu na tarde da última sexta-feira, 20, no Restaurante Casa do Saulo, em Belém, membros da Arquidiocese de Belém, representantes dos movimentos da juventude católica, empresários e imprensa local, em um almoço de pré-lançamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que pretende reunir um grande número de jovens rumo à Lisboa, Portugal, em agosto de 2022.

O encontro foi promovido pela Turvicam, escolhida para ser a agência oficial da JMJ Lisboa 2022 pela Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião, os representantes da Turvicam, Carlos Gonçalves, Joaquim Pedro, Toni Gonçalves e Flávio de Almeida aproveitaram para comemorar os 30 anos de atuação da agência, especializada em turismo e câmbio no Pará.

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“Nosso intuito, nesse primeiro momento, é reunir um grande grupo para fortalecer o projeto da Jornada Mundial da Juventude. Temos outros projetos voltados ao turismo religioso que pretendemos lançar para que os turistas tenham motivos de vir a Belém o ano todo, atraídos pelo turismo religioso e não apenas em outubro, no período do Círio de Nazaré”, informou o sócio proprietário da Turvicam, Carlos Gonçalves.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985. Desde então reúne milhões jovens católicos de todo o mundo.  Com o objetivo de ajudar os jovens sem condições financeiras, a Turvicam vai lançar no início de 2020 uma campanha de doação premiada, que é uma maneira das pessoas concorrerem a um prêmio de 5 mil reais ao ajudar os jovens a fazer um caixa para complementar as suas despesas da viagem rumo à JMJ.

Segundo o coordenador de Turismo Nacional e Internacional da Turvicam, Flávio de Almeida, o objetivo do almoço foi afinar ideias para o lançamento da JMJ. “Estamos felizes de mobilizar esses grupos em um dia tão difícil, em pleno dia 20, na boca do Natal. A Turvicam está completando 30 anos e está em festa, porque nós éramos líderes no mercado de câmbio e agora estamos com muita humildade abraçando o turismo e, de forma profissional, nos dedicando ao trabalho para fazer as peregrinações religiosas”, comemorou.

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Campanha – Uma das estratégias para levar uma grande quantidade de jovens à JMJ será por meio da campanha de doação premiada. Segundo ele, a Turvicam vai injetar 400 mil dólares para subsidiar as passagens de pelo menos 400 jovens que não tem condições de viajar por conta própria para participar da Jornada. Serão destinados pelo menos mil dólares a cada um deles.

“Nós estamos nesse momento muito orgulhosos de poder servir e principalmente com essa responsabilidade. É um projeto de trabalho voluntário, de fé, foco e força e nossa intenção é levar no mínimo 500 jovens para JMJ”, afirmou Flávio de Almeida.

Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e coordenador da Regional Norte II, da CNBB, responsável pela JMJ no estado, dom Antônio de Assis Ribeiro, por se tratar de um evento global em que o mundo inteiro se encontra em determinado lugar, é necessário garantir uma infraestrutura organizada, muito bem programada e séria.

“Nós encontramos na Turvicam esse potencial de serviço. Nó iremos reunir um grande número de jovens, não só de Belém, mas do interior do Pará, construindo diversos grupos para que possamos participar desse grande evento em 2022, em Lisboa”, explicou.

Ele disse ainda que é preciso pensar na pastoral de forma dinâmica oferecendo outras estratégias de evangelização e experiências de peregrinação. “Os jovens têm sede de esporte, lazer e cultura, entretenimento, viagem e aventuras. Isso faz parte do espírito juvenil. Infelizmente, sobretudo, no interior e na Amazônia como um todo, não temos a cultura do turismo e da evangelização através de peregrinações e eu creio que é chegada a hora de nós promovermos cada vez mais esse tipo de experiência”, reforçou Dom Antônio de Assis Ribeiro.

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“ A oportunidade que a Turvicam está dando de proporcionar uma viagem daqui da Amazônia para o jovem participar da JMJ em outro país é única e sensacional, pois vai levar jovens que muitas vezes não tem oportunidade, por questão econômica e social, de ir a um evento mundial. A parceria entre a Turvicam e a juventude da igreja católica é muito produtiva e se Deus quiser vai dar muitos frutos”, ressaltou Eduardo Maciel, de 21 anos, membro do setor juventude II.

Já está agendado para o dia 11 de janeiro um encontro com líderes setoriais para criar estratégias de ações dentro da Arquidiocese de Belém nas 92 paróquias da capital paraense. O lançamento da JMJ em Belém está marcado para fevereiro de 2020.

 

Texto: Michele Lobo

Fotos: Renata Ramos e Julie Rocha

Divulgação: Julie Rocha – Prazer em Viajar

Comunicação para o turismo

julierocha@hotmail.com

(91) 98747-3401

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