Notícias

Coletiva apresenta programação do Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas em Belém

Postado em 13 de setembro de 2019 por Julie Rocha em Evento, Gastronomia, Metropolitana de Belém, Turismo

img_2653

Prefeito Zenaldo Coutinho, com Cláudia Sadalla e Danilo Soares, da Codem, e os chefs Ofhir Oliveira, Rubão, Daniela Martins, Marcos Alves e Nazareno Alves. Foto: Fernando Nobre/Prazer em Viajar

 

Representantes de diversos países latino-americanos estarão em Belém do Pará, no período de 3 a 5 de outubro, para as atividades do Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas. Todos os detalhes da programação foram divulgados pela Prefeitura de Belém na noite de quarta-feira (11), no Hotel Atrium Quinta das Pedras, no bairro da Cidade Velha.

Um vídeo falando sobre a gastronomia do Pará foi exibido antes da coletiva com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Danilo Soares, além da participação de representantes do trade paraense, entre eles, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional) e Abrajet-Pará, Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav-Pa), profissionais ligados ao turismo, chefs paraenses e jornalistas convidados.

A programação do Encontro das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi apresentada pelo presidente da Codem, Danilo Soares, que falou dos esforços iniciados desde 2015, quando Belém conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, integrando uma rede que congrega 116 cidades espalhadas por 54 países.

danilo-presidente-da-codem

Após isso, foram realizados vários eventos para projetar a cidade nesse segmento. O primeiro deles, destacou, foi o Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia, de 7 a 11 de novembro de 2017, em Belém, com a participação de representantes de vários países. “Mas é preciso criar estratégias para garantir um protocolo de atividades em relação às ações de alcance local, regional e internacional, além de congregar as ações de todas as secretarias da Prefeitura, para atender o compromisso assumido em 2015”, explicou.

Das atividades desenvolvidas entre as secretarias, Danilo Soares destacou a Escola de Gastronomia de Outeiro, assim como as ações da educação alimentar desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para o combate à obesidade infantil e o cultivo de hábitos alimentares saudáveis com as hortas escolares existentes, a economia familiar como produtora de insumos para nossa merenda escolar.

“Temos uma merenda escolar premiada. Foi feita uma primeira capacitação com as merendeiras, com apoio institucional para aperfeiçoar o cardápio dos nossos alunos. São todas essas atividades que desenvolvemos de uma maneira interinstitucional entre as secretarias que são apresentadas no relatório para que sejam avaliadas se estamos cumprindo o protocolo apresentado em 2015, para proporção da cidade”, explicou.

zealdo-coutinho

Segundo o prefeito Zenaldo Coutinho, trata-se de um evento internacional que coloca Belém em um patamar com condições para atrair mais ainda o turismo. “A gente fica feliz de poder promover em conjunto com os chefs de cozinha locais e daqueles que atuam no segmento da gastronomia da nossa cidade”, comentou ele.

Zenaldo disse que o evento não só trará uma grande movimentação econômica às vésperas do Círio de Nazaré, considerada uma das grandes festividades religiosas do Brasil, como a projeção da cidade de Belém para futuros eventos. “Então, isso é um valor imensurável, porque é uma riqueza continuada e crescente para a cadeia de produção local”.

Ele disse ainda que uma das novidades do evento é a associação da gastronomia à música, à dança, ao artesanato e ao design, envolvendo outras cidades do Brasil e de outros países da America Latina. “Como exemplo, a Itália que vem participar e interagir conosco, além de conhecer, divulgar e difundir as nossas riquezas e o talento paraense”.

foto-coletiva

 

- Coletiva de imprensa e evento de apresentação do encontro latino-americano das cidades criativas

Convidados apreciaram degustação do premiado “Ravioli de Maniçoba”, da chef Ângela Cicília. Foto: Fernando Sette/Ag. Belém

Programação – A programação de abertura do Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas será às 20h30 de quinta-feira (3/10). No dia seguinte (4/10), ocorrerão visitas guiadas a um dos cartões postais mais tradicionais do Pará, o Mercado do Ver-o-Peso, além de reuniões com representantes das cidades criativas da Unesco e um cooking show com chefs internacionais.

Os chefs convidados para o evento são: Carolina Baracuhy, Nayibe Angle Lopes, Popayán e Roberto Smeraldi. A programação do Circuito Gastronômico e Musical será animada com show das cantoras paraenses Keila Gentil e Lucinha Bastos. No sábado (5/10), a Codem deve repetir um tour realizado pelas ilhas ao redor de Belém, a exemplo da primeira edição do projeto Igara – Circuito Gastronômico das Ilhas, no dia 31 de agosto, que foi sucesso de público. A programação encerra com show da cantora Dona Onete.

 

Chefs paraenses destacam importância do evento. Confira os depoimentos:

chefs-de-cozinha-1

Marcos Alves – Restaurantes Boteco do Camarão e Moquém

“Há dois anos, nós participamos do Encontro Mundial das Cidades Gastronômicas e de todos os eventos que a Prefeitura de Belém vem realizando. Pra gente, foi fantástico. Tínhamos um pequeno boteco e, no decorrer do tempo, conseguimos abrir o tão sonhado restaurante Moquém, especializado em cozinha regional da Amazônia. Nós crescemos e adquirimos o conhecimento de que é mais do que importante usar nossos insumos em tudo, como o tucupi, o jambu, nossas ervas, nossos peixes. Respeitamos isso e geramos emprego com isso”

 

Rubão – Restaurante do Rubão

“Eu vejo que realmente a gastronomia do Pará teve um progresso muito grande e pra nós, empreendedores, nós que temos as nossas casas, melhorou 100% com a valorização da nossa gastronomia. Agora, não só o povo que não conhecia, acredita e vem pra conferir, mas também volta e vai passando pra outras pessoas, de outros bairros, de outros estados e valoriza muito mais o que nós temos”.

 

Ophir Oliveira – Restaurante Sabor Selvagem

ophir-chef-de-cozinha

“Sempre digo que se não fizermos esses eventos, eles não acontecerão. Tenho 40 anos de turismo e venho acompanhando todo o trabalho evolutivo. Há 35 anos, não existia turista passeando no Ver-o-Peso. O turista que vinha pra Belém, ia direto para a Ilha do Marajó. Hoje, é diferente. Você vai no Ver-o-Peso e vê muitos turistas de fora que vem pra Belém. Tenho um trabalho de divulgação do meu restaurante, mas lógico que o trabalho de divulgação da Prefeitura e do Estado vem contribuindo. Sem isso, seria impossível”.

 

Nazareno Alves – Restaurante Point do Açaí

nazareno-alves

“Há uma divulgação muito grande e também uma troca de experiência nos encontros das Cidades Criativas. Assim como os países que tem o selo das Cidades Criativas vêm para Belém, a gente recebe o convite e vai pra outros países também. Eu mesmo já fui pra Itália, visitar vários chefs de cozinha e restaurantes e o selo vem justamente para isso. A gente monta grandes eventos em Belém para receber a Cidade Criativa e isso gera muita mídia pro nosso negócio, pra nossa gastronomia, o que impacta positivamente nos nossos empreendimentos”.

 

Texto: Julie Rocha*

Fotos: Fernando Nobre*

*Da diretoria da Abrajet-Pará e dos projetos Prazer em Viajar e Turismo Paraense

 

 

Pesquisar

Outras notícias